segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Revolução Industrial

Séc. XVIII - Revolução Industrial: migração população campo x cidade (mas até hoje a agricultura ainda representa uma das principais atividades econômicas do mundo!).

Fábricas: mudanças, nos últimos 150 anos, extremas e dramáticas:

- início: entusiasmo c/ aspectos técnicos e materiais/ ambientes sujos / mal iluminados/ insalubres/ máquinas barulhentas, perigosas.

A produção em série muda este contexto: produção em escala - alta ou poucas unidades -; aspectos econômicos (maior tônica) e técnicos são parâmetros novos e decisivos para viabilizar ou não a adequação de produtos/equipamentos/sistemas ao homem.
(mesmo serviços domésticos, o contraste sem máquinas x com máquinas e sua evolução.

INGLATERRA: monopólio comércio exterior europeu: acúmulo de capital: financiar oficinas para fábricas: mecanização!

• O termo - Revolução Industrial - se refere essencialmente à:
- criação de um sistema de fabricação que produz em quantidades tão grandes e a um custo que vai diminuindo tão rapidamente que passa a não depender mais da demanda existente, mas gera seu próprio mercado.

• 1ª vez na história pode-se afirmar – sem parecer paradoxal: “quanto maior a produção, maior seria o consumo!”

4 TRANSFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL:

1ª) A escala da produção começava a aumentar de modo significativo, atendendo a mercados maiores e cada vez mais distantes do centro fabril;

2ª) Aumentava também o tamanho das "oficinas e das fábricas" (lembrar dif. para aquela época)- as quais reuniam um nº maior de trabalhadores e passavam a concentrar um investimento maciço de capital em instalações e equipamentos;

3ª) A produção se tornava mais seriada através do uso de recursos técnicos como moldes, tornos e até uma incipiente mecanização de alguns processos, todos contribuindo p/ reduzir a variação individual entre produtos;

4ª) Crescia a divisão de tarefas com uma especialização cada vez maior de funções. Separação entre as fases de planejamento (Projeto) e execução.

As transformações desse período dependeram muito menos de novas maquinarias do que costuma se imaginar: as mudanças foram mais de ordem social do que tecnológica.

Interessante né?!

Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário