segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Philippe Starck


Philippe Starck nasceu em Paris, em 18 de janeiro de 1949 e se formou na École Nissim de Camondo.


Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette.


Em 1968 fez parte dodesenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi.


Em 1969 já era o diretor de arte da Pierre Cardin onde produziu 65 peças de design exclusivo.


Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.


Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país,François Mitterrand.


Em 1986 tornou-se conferencista adjunto da Domus Academy, em Milão.


Ele é conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.


É, também, um conceituado designer francês, com uma obra multidisciplinar, que vai do design de interiores ao de bens de consumo de massas, como motos, cadeiras, mouses de computador e até mesmo escovas de dentes, rádios inovadores, pratos, penduradores para a cozinha, escorredor de massas, luminárias e tigelas.


Os trabalhos de Starck não se caracterizam por serem peças únicas de alto preço. Muitos dos seus designs são peças para o recheio doméstico e colabora freqüentemente na realização de produtos industriais em massa. As suas peças são com freqüência estilizada, de linhas finas e aspecto orgânico, e para a sua elaboração utiliza misturas e ligas de materiais pouco usuais.


Faz parte do time de designers do renomado Giovanni Alessi desde a década de 80, criando uma infinidade de objetos como o espremedor de frutas cítricas “Juici”- uma de suas mais famosas e polêmicas peças.




Na moda: A Mademoiselle Chair Dolce & Gabbana Philippe Starck Kartell

Elegante e individual, o desenho da cadeira é um clássico moderno. Bem inovador para sua casa, Philippe Starck é o designer dessa linda cadeira.



Divirtam-se aprendendo

Beijos ;*


Revolução Industrial

Séc. XVIII - Revolução Industrial: migração população campo x cidade (mas até hoje a agricultura ainda representa uma das principais atividades econômicas do mundo!).

Fábricas: mudanças, nos últimos 150 anos, extremas e dramáticas:

- início: entusiasmo c/ aspectos técnicos e materiais/ ambientes sujos / mal iluminados/ insalubres/ máquinas barulhentas, perigosas.

A produção em série muda este contexto: produção em escala - alta ou poucas unidades -; aspectos econômicos (maior tônica) e técnicos são parâmetros novos e decisivos para viabilizar ou não a adequação de produtos/equipamentos/sistemas ao homem.
(mesmo serviços domésticos, o contraste sem máquinas x com máquinas e sua evolução.

INGLATERRA: monopólio comércio exterior europeu: acúmulo de capital: financiar oficinas para fábricas: mecanização!

• O termo - Revolução Industrial - se refere essencialmente à:
- criação de um sistema de fabricação que produz em quantidades tão grandes e a um custo que vai diminuindo tão rapidamente que passa a não depender mais da demanda existente, mas gera seu próprio mercado.

• 1ª vez na história pode-se afirmar – sem parecer paradoxal: “quanto maior a produção, maior seria o consumo!”

4 TRANSFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL:

1ª) A escala da produção começava a aumentar de modo significativo, atendendo a mercados maiores e cada vez mais distantes do centro fabril;

2ª) Aumentava também o tamanho das "oficinas e das fábricas" (lembrar dif. para aquela época)- as quais reuniam um nº maior de trabalhadores e passavam a concentrar um investimento maciço de capital em instalações e equipamentos;

3ª) A produção se tornava mais seriada através do uso de recursos técnicos como moldes, tornos e até uma incipiente mecanização de alguns processos, todos contribuindo p/ reduzir a variação individual entre produtos;

4ª) Crescia a divisão de tarefas com uma especialização cada vez maior de funções. Separação entre as fases de planejamento (Projeto) e execução.

As transformações desse período dependeram muito menos de novas maquinarias do que costuma se imaginar: as mudanças foram mais de ordem social do que tecnológica.

Interessante né?!

Beijos ;*

A Cultura Interfere No Plano Biológico

O plano biológico é constantemente afetado pela cultura. Costumes, crenças ou tradições de uma determinada sociedade afeta o aparato biológico do indivíduo causando visíveis modificações.

O contato estabelecido por duas culturas distintas faz com que uma delas se sinta superior ou inferior em relação á outra. Dessa forma a cultura inferiorizada perderá a motivação de continuar a seguir seus costumes ou até mesmo de continuarem vivos.

Exemplos:

Scarification: Pra quem não conhece, é tipo uma tatuagem, mas feita com cicatrizes ao invés de tinta.

Baseado em rituais tribais, principalmente africanos, é uma técnica onde a pele é cortada bisturis, e o desenho se forma das cicatrizes. Dói e sangra muito.



Ótima semana

Beijos ;*

Cores, O Início de tudo!

Para começar, nada melhor do que falar das cores.. Elas estão em todos os lugares, nas roupas, acessórios, nas ruas, nos nossos sonhos, então aí está um resumo do que cada uma representa!

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).

A cor AMARELA ou DOURADA, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).

O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.

O CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar - na segunda-feira.

O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas.O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).

O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado, ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus).

Espero que tenham gostado!

Beijos ;*