quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Barroco

O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII.

Os temas principais são : mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros.

O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa.

As obras dos artistas barrocos valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates.

Na moda, o Barroco é seguidamente retomado por meio de peças que lembram o clima eclesiástico e o estilo medieval (tons pastel, tecidos rústicos, mantôs, capuzes, capas, casacões, batas pesadas, especialmente no inverno).

Curiosidade

Ao se visitar o Palácio de Versalles, em Paris, observa-se que o suntuoso Palácio não tem banheiros.

Vemos nos filmes as pessoas sendo abanadas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias que eram feitas propositalmente para conter os odores das partes intimas já que não havia adequada higiene.

Também não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e à quase inexistência de água encanada. O mau cheiro era dissipado pelo uso do abanador.

A maioria dos casamentos ocorria nos meses de junho(para eles o inicio do verão).

A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim,em junho, o cheiro das pessoas era ainda tolerável.

Entretanto, como os Odores já começavam, a incomodar, as noivas carregavambuquês, junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro.

Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente, e o chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.

Depois sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade,as mulheres também por idade, e por fim, as crianças.

Os bebês eram os últimos a tomarem banho.

3 comentários:

  1. Sucesso com o blog,amiga! Te amo
    =**

    ResponderExcluir
  2. Só pra avisar: a imagen tá incorreta. É um retrato da Maria Antonieta e ela é do Rococó, não do Barroco!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a imagem está errada e há erros na explicação do Barroco, que deve ser revisada. Entretanto, a parte das curiosidades está boa e condiz com a história.

    ResponderExcluir